PRECONCEITO: Lei

LEI CONTRA O PRECONCEITO

A Constituição Federal, a lei máxima em nosso país, afirma que todos somos iguais perante a lei, não sendo admitidos preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, ou quaisquer outras formas de discriminação.

Com base nisto constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil de acordo com o Art. 3º:

I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II – garantir o desenvolvimento nacional;

III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Qualquer tipo de preconceito é considerado crime e a Lei n° 7716/89 determina como punição prisão de 1 a 3 anos, mais multa e indenização por danos morais.

Lei contra o preconceito disponível em:
http://www.faac.unesp.br/extensao/convdiversidade/cartilha.pdf

5 pensamentos sobre “PRECONCEITO: Lei

  1. Eu achu que não tem nada haver essa coisa de preconceito que todos nós somos iguais, todos nós somos pessoas e ao invés de ficar falando do outro só pq ele é negro devemos cuidar da nossa vida e concertar os nossos problemas.

  2. Os negros, desde o período colonial sofreram com injustiças e humilhações. Ajudaram a construir um Brasil baseado em preconceitos e diferenças, mas que nunca perdeu a esperança de igualdade.

    • Esse é o ponto chave Camila, o preconceito existe desde a “descoberta” do Brasil, com a chegada dos portugueses e o seu querer dominar terras novas que se perderam no ideal de que todos tinham que se comportar como portugueses foi o que fizeram com os índios e trouxeram os negros para lhe servirem. Um país de Tanta diversidade como é o Brasil não deveria estar nessa situação ridícula de julgamento ao próximo em que todos devem ser iguais.

    • Olha não a nada de mais em ser solteira (digo isso porque sou) e eu até entendo a sua mãe porque como a minha a preocupação dela é apenas o fato de eu ficar sozinha porque como ela diz: eu não vou estar aqui para sempre!
      Talvez ela não seja preconceituosa, só infeliz na colocação das palavras. Diga para ela que tudo tem o seu tempo e que um dia você encontrará uma pessoa legal. Talvez demore muito ou não, como dizem: “dê tempo ao tempo” e ele se encarregará de fazer o resto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s