PRECONCEITO: Lei

LEI CONTRA O PRECONCEITO

A Constituição Federal, a lei máxima em nosso país, afirma que todos somos iguais perante a lei, não sendo admitidos preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, ou quaisquer outras formas de discriminação.

Com base nisto constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil de acordo com o Art. 3º:

I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II – garantir o desenvolvimento nacional;

III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Qualquer tipo de preconceito é considerado crime e a Lei n° 7716/89 determina como punição prisão de 1 a 3 anos, mais multa e indenização por danos morais.

Lei contra o preconceito disponível em:
http://www.faac.unesp.br/extensao/convdiversidade/cartilha.pdf

16 pensamentos sobre “PRECONCEITO: Lei

  1. Eu achu que não tem nada haver essa coisa de preconceito que todos nós somos iguais, todos nós somos pessoas e ao invés de ficar falando do outro só pq ele é negro devemos cuidar da nossa vida e concertar os nossos problemas.

    • Eu acho que você tem que aprender a escrever direito e depois fazer um comentário mais útil do que essa lástima que eu acabei de ver. Não somos todos iguais, todos nós temos diferenças em etnia, em crença, em cultura e isso não é nenhum mal, o único mal é a sociedade não saber como conviver nem tolerar essas diferenças, o preconceito é uma “coisa” real, e não são apenas os negros que são atingidos por ele. Ignora-lo e deixa-lo de lado sem haver nenhum diálogo não irá resolver o problema de ninguém.

      • concordo Giovanna, as diferenças que nos fazem únicos, e isso não é um defeito, é uma qualidade que todos deveriam aprender a respeitar

  2. Os negros, desde o período colonial sofreram com injustiças e humilhações. Ajudaram a construir um Brasil baseado em preconceitos e diferenças, mas que nunca perdeu a esperança de igualdade.

    • Esse é o ponto chave Camila, o preconceito existe desde a “descoberta” do Brasil, com a chegada dos portugueses e o seu querer dominar terras novas que se perderam no ideal de que todos tinham que se comportar como portugueses foi o que fizeram com os índios e trouxeram os negros para lhe servirem. Um país de Tanta diversidade como é o Brasil não deveria estar nessa situação ridícula de julgamento ao próximo em que todos devem ser iguais.

    • Olha não a nada de mais em ser solteira (digo isso porque sou) e eu até entendo a sua mãe porque como a minha a preocupação dela é apenas o fato de eu ficar sozinha porque como ela diz: eu não vou estar aqui para sempre!
      Talvez ela não seja preconceituosa, só infeliz na colocação das palavras. Diga para ela que tudo tem o seu tempo e que um dia você encontrará uma pessoa legal. Talvez demore muito ou não, como dizem: “dê tempo ao tempo” e ele se encarregará de fazer o resto.

    • Já ouviu falar em etnocentrismo? Bom etnocentrismo é a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, ou seja, o preconceito com lugares diferentes, lugares cuja pessoas não conhecem ou se conhecem fingem não existir porque não faz parte do seu meio ou lugar de origem. Você tem todo direito de se sentir constrangida, afinal de contas ninguém deve ser conhecida pelo seu lugar de origem, mas sim por quem você é. E assim como você eu sou nordestina e do interior da Bahia.

  3. Eu só não consigo entender que quando se fala de preconceito…parece ser somente referente aos negros, a lei funciona com igualdade para qualquer tipo de preconceito, estou certa ???

  4. Muito bom a pagina, gostei…. Andei dando uma olhada nos comentários acima. Minha opinião é que em pleno século XXI, o preconceito em todos os sentidos não deveriam existir, aqui no Brasil senão fosse os negros, os brancos não teriam os poderes que tem hoje, mas não estou aqui pra discriminar ninguém. Hoje estou fazendo um trabalho a respeito de preconceito abordando todos os tipos. Mas daqui 20 dias farei um abordando especificamente o preconceito contra homossexuais.
    Parabéns pela pagina!

  5. Fui a uma loja no shopping no patio brasil, fica em brasilia df entrei na loja a mulher que eu acho que é a gerente da loja ela fez deboxe da minha cara so por eu ter o olho tatuado e o rosto tatuado a mulher ficou, não olha pra mim com esse olho, vira pra lá, com deboxe de mim isso me encomodou me deixou pra baixou me senti um nada e eu sou uma pessoa do bem sai da loja triste sem falar nada queria que me ajudasse quero mostrar pra ela que eu sou tatuado mas sou uma pessoa de bem que sou igual a todos ..

    • Desculpe a demora. Lucas, por não conhecimento, medo do diferente as pessoas se esquivam, tratam mal e desrespeitam quem não conhecem pela velha ilusão pessoas diferentes fisicamente de si são ruins infelizmente é a cultura do mundo apesar do velho ditado “não julgue um livre pela capa” as pessoas julgam e esquecem que todos os seres humanos são feitos de ossos, tatuagens, cor da pele e tipo de cabelo não define ninguém e sim o caráter e a bondade que traz na alma lamento a atitude da atendente peço desculpas pela ignorância e comportamento hostil dela, mas não se deixe levar, não abaixe mais a cabeça ou deixe tais insultos te abalar você pode dizer que falar é fácil, porém tenha fé e aos insultos e hostilidade retribua sempre com um sorriso mostre através dele que o que pessoas que não te conhecem pensam sobre você abalar ou desestruturar quem você de fato é.

  6. ja sofri preconceito dentro da familia da minha esposa, por ser negro na cabeça deles negro é sujo é horrivel não tem valor nenhum, fiquei arrazado quando minha sogra disse que não queria mais preto na familia, depois em 07 de setembro de 2015 a minha cunhada tambem disse que não gosta de macaco por isso não gosta de preto então ameacei processa-la e ela se achou ofendida e até hoje não fala comigo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s